17/11/2010 Com show programado para Dezembro no Brasil o gaitista argentino e Endorsee Bends Mariano Cabrera fala da popularidade da gaita por lá.
“Metade do mundo toca gaita, e a outra metade gostaria de aprender". Esta famosa frase de autoria de Borrah Minevitch, gaitista famoso nos EUA em meados do século passado, se encaixa com perfeição ao que vemos nas noites de Buenos Aires.
Existem várias casas noturnas onde gaitistas e grupos que incluem o instrumento podem se apresentar. E um público animado costuma enchê-las.
O Endorsee Bends Mariano Cabrera confirma isso: “Por aqui as pessoas realmente gostam muito de “armónica”. Eu particularmente considero a gaita um instrumento super atual e com muita perspectiva para o futuro!”
Mariano, que optou pelo blues, já tem dois CDs e um DVD gravados. Ele diz que tanto o jazz e o blues são muito populares no país e não se restringem a uma faixa etária especificamente. “Há um público bem variado. São pessoas de todo tipo que freqüentam os shows.”
A Argentina é famosa pelo interesse por estes estilos e isso se reflete na gaita, trazendo sempre gente nova para o instrumento: “Todos anos cresce o número de pessoas que tocam gaita”. O mesmo acontece no Chile, país onde Cabrera esteve em Agosto ministrando workshops e realizando shows: “Existe um grande público para gaita por lá também”, confirma.
Com show programado para o Pensador Blues Festival que acontece dia 04 de Dezembro em Curitiba (evento com diversas feras do Blues, incluindo a Endorsee Bends Tiffany Harp),ele se diz ansioso por tocar no Brasil.
Destaca também que a grande diferença entre o estilo da harmônica brasileira e da argentina reside no fato de que lá o tango e música folclórica são muito populares, exercendo forte influência sobre a expressão dos gaitistas. “Isso reflete o uso mais intenso das cromáticas”, conta.
Apesar disso, o gaitista optou pela Bends Juke,instrumento em consonância com a sonoridade blues.Ele afirma que a aceitação das gaitas Bends na Argentina é muito boa por diversos motivos.Para ele em particular o que seduziu foi a durabilidade e a própria sonoridade do instrumento.Para conhecer mais do trabalho do Endorsee Bends Mariano Cabrera, acesse:
0 comentários:
Postar um comentário