Todo os resíduos gerados antes, durante e depois do Festival serão reciclados e destinados a cooperativas de coletores locais. Além disso, os Gases de Efeito Estufa (GEE) - emitidos com o deslocamento dos artistas e do público, produção de material de divulgação, geração de resíduos e geração de energia elétrica - serão contabilizados pela coordenadoria de Mudanças Climáticas da SEMA. O valor total dos gases emitidos para a realização do evento será neutralizado com o plantio de árvores nativas, no Lar Hermínia Scheleder, que atende a 170 crianças e adolescentes em Curitiba.
“Os órgãos ambientais do Governo do Paraná são parceiros de toda e qualquer iniciativa séria que tenha o intuito de conscientizar a população. Estaremos orientando a organização do Festival para que este evento tenha os seus impactos ambientais minimizados e ainda possa difundir os princípios da sustentabilidade”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Callado.
O plantio das árvores nativas, além de neutralizar as emissões do evento, irá garantir a recomposição de uma área degradada com espécies nativas. Entre as espécies que serão plantadas, o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), árvore símbolo do Estado e que está ameaçada de extinção.
O produtor do evento e empresário, Caio Novaes, disse que aliar a questão socioambiental ao Festival tem o objetivo de chamar atenção para a responsabilidade que todos devem ter.
“Com a orientação técnica do Governo queremos mostrar didaticamente que é possível mensurar os custos ambientais gerados pelo Festival e que ser sustentável no meio empresarial não custa caro”, declarou Caio.
ESTRELAS DO BLUES – O 1º. Pensador Blues Festival - que será realizado no Vanilla Music Club - terá dez atrações em seis horas ininterruptas de blues. Como atrações internacionais, o festival traz a Curitiba Donny Nichillo, Rodica, Max Hracek, Mariano Cabrera e Florência Horita.
As atrações nacionais serão Blues Etílicos, Igor Prado Band (Igor está entre os três melhores guitarristas de blues do mundo), Décio Caetano Blues Band, uma das maiores bandas de Blues da América Latina, Tifanny Harp, renomada harmonicista brasileira, e Three Bop Pills.
Criado por escravos que compunham melodias de crença no trabalho, o blues nasceu nas lavouras de algodão do Delta do Mississippi, nos Estados Unidos, e ganhou o mundo pelos talentos de B.B.King, Buddy Guy, Oscar Peterson e Ella Fitzgerald.
Desde 2003 o Paraná não recebia um Festival de blues. No próximo dia 04, o público poderá ouvir o melhor do blues mundial em seus mais variados estilos, como o Texas Blues, West Cost Blues, Jump Blues, Blues da Califórnia, de Memphis, o Blues de Chicago e o autêntico Blues do do Mississipi. O repertório variado incluirá canções de James Contton, Albert Collins e B.B. King, entre outros.
Fonte: Agência de notícia - Estado do Paraná - 26/11/2010
0 comentários:
Postar um comentário